You are currently viewing 32 modelos de portas internas e externas para se inspirar!

32 modelos de portas internas e externas para se inspirar!

Selecionamos os 32 melhores modelos de portas internas e externas para usar no seu projeto. Confira!

As portas são indispensáveis em qualquer imóvel. Além da funcionalidade, a diversidade de modelos de portas para casa ainda traz sofisticação, imponência e ajuda a reafirmar o estilo decorativo e transformar a fachada. Como as portas são itens importantes de segurança, também é fundamental conferir alguns pontos nesse sentido na hora da escolha.

Estar atento à qualidade da porta, às fechaduras compatíveis com cada tipo, aos materiais que a compõem e até mesmo à quantidade de lâminas presentes em cada uma são aspectos essenciais do cuidado que devemos ter no momento de escolhermos uma porta para o nosso lar.

Seja para ambiente interno, seja para ambiente externo, é essencial estar atento a todos esses detalhes para poder fazer uma escolha mais acertada para a sua casa, preenchendo-a com excelentes materiais, que terão maior durabilidade e levarão mais segurança para o seu lar e para a sua família.

Para ajudar você na empreitada de encontrar a porta perfeita para a sua casa, criamos uma relação com todos os modelos de porta existentes e apresentamos as melhores opções disponíveis no mercado para cada um dos tipos. Assim, você tem um guia super completo para ter uma casa ainda mais estilosa!

Modelos de porta: listamos os principais

Existem inúmeros modelos de portas de casa, por isso é essencial conhecer as características e especificidades de cada uma, sempre pensando em quais modelos que podem se adaptar melhor tanto ao estilo da sua casa quanto às suas necessidades.

Obviamente, não podemos utilizar os mesmos modelos de portas de casa em todos os ambientes do nosso lar. Para portas de entrada, precisamos de maior robustez, o que irá conferir mais segurança para a sua casa.

A partir da porta de entrada, no entanto, basta deixar a imaginação fluir para buscar as melhores portas para a sua casa, aquelas que melhor preservam o espaço e aquelas que melhor combinam com a decoração que você escolheu.

Para ajudá-lo, separamos uma lista com vários modelos de porta para casa. Você irá, certamente, encontrar aquelas que ficam mais bonitas em casa cantinho do seu lar!

1. Porta de correr

porta de correr é ideal quando falamos em otimização de espaço, já que não demanda uma área livre para abertura na frente. Além disso, ela confere um ar moderno e elegante à decoração e funciona correndo sobre trilhos, que podem ser aparentes ou embutidos.

Essa é uma porta que tem funções para além daquelas óbvias de uma porta. As portas de correr são econômicas em termos de espaço, e se ajustam bem às decorações, incorporando-se a qualquer ambiente.

Esse modelo é constantemente usado para dividir ambientes internos, como quartos, banheiros e salas. A porta de correr de madeira, por exemplo, é interessante para quem procura sofisticação e modernidade, criando um cômodo aconchegante. Mas também há a porta de vidro de correr, ótima para separar áreas como lavanderia e cozinha integrada.

2. Porta sanfonada

Outra opção para cômodos compactos é a porta sanfonada, que recebe esse nome porque o formato lembra uma sanfona, dobrando-se conforme corre no trilho.

As opções mais comuns são de plástico ou PVC que, por terem resistência à umidade, costumam ser usadas em áreas úmidas, como banheiros e áreas de serviço. Contudo, o uso da porta PVC não precisa ficar restrito a estes cômodos da casa. As portas sanfonadas madeira, por exemplo, podem ser instaladas em quartos sem destoar da decoração destes ambientes.

3. Porta camarão

Ainda para espaços pequenos, a porta camarão é semelhante à porta sanfonada, porém com uma quantidade menor de dobradiças, em média três. Além disso, conta com folhas mais espessas e está disponível em uma variedade maior de materiais.

Ela confere muito mais estilo para a sua casa, sendo apropriada para ambientes de uso comum, funcionando bem como aquelas portas de divisões, como sala e corredor, ou mesmo sala e cozinha. Destaque para as charmosas portas camarão com vidro, que agregam estilo aos cômodos escolhidos.

4. Porta pivotante

Se você deseja criar um ar moderno e impactante, a dica é usar a porta pivotante, um modelo que faz sucesso como porta de entrada, ajudando a destacar a fachada.

Isso porque, geralmente, os modelos de portas pivotantes são maiores e mais pesados, fabricados em material robusto, além de estarem super em alta.

As portas desse estilo são, por si só, um grande item decorativo e servem muito bem para todos os estilos de residências.

5. Porta balcão

porta pivotante dispensa o uso de dobradiças e fica fixa no batente com dois pivôs, fazendo um movimento giratório. Outro ponto importante é que essa porta costuma ter larguras maiores do que o padrão. Já a porta balcão é aquela que se abre para uma varanda, sacada ou terraço.

O modelo tradicionalmente é composto por duas folhas com ventilação instaladas do lado de fora e duas do lado de dentro, trazendo mais iluminação ao ambiente. Contudo, na Leroy Merlin é possível encontrar portas balcão de até oito folhas.

6. Porta veneziana

Por fim, ainda existe a porta veneziana, a mais indicada quando a ideia é aumentar a ventilação do espaço interno, já que conta com várias aberturas horizontais. Por isso, esse modelo costuma ser usado em varandas e sacadas ou locais que originalmente não têm muita circulação de ar.

Esse tipo de porta é também muito utilizada em lugares úmidos, como a porta que dá para o jardim ou mesmo a porta da lavanderia.

7. Porta de vidro

porta de vidro é uma excelente opção para instalações internas e externas, tornando mais luminosos os ambientes em que são instaladas e conferindo a eles uma estética muito superior.

Além disso, as portas de vidro podem ser instaladas em ambientes estratégicos, tornando a comunicação entre os cômodos da casa mais leve e fluida.

8. Porta de alumínio e metal

As portas de alumínio e outros metais podem ser encontradas em diferentes composições, como portas de giro, simples, portas para varanda e até mesmo em portas internas.

Esse tipo de porta é bastante interessante porque apresenta excelente controle térmico, bem como de iluminação, além de oferecer bastante segurança para os ambientes em que são instaladas.

9. Porta duas folhas

As portas duas folhas tornam o ambiente em que são instaladas muito mais luminoso e elegante, além de proporcionar fácil acesso ao interior da casa.

Sejam feitas em vidro, madeira, PVC ou metal, esse tipo de porta é bastante prática de ser instalada e permite manter os ambientes mais ventilados e mais harmoniosos, sendo utilizadas também como portas-janela.

10. Porta francesa

porta francesa também pode ser chamada de porta de correr. Esse tipo de porta é bastante interessante para áreas internas da nossa casa, sobretudo por conta da economia de espaço que essa porta proporciona.

Esse tipo de porta também pode ser encontrada em diferentes materiais, como madeira, vidro, PVC e metais.

11. Porta tradicional

porta de giro, tradicional, pode ser encontrada em diferentes materiais, de madeira, PVC, metal ou vidro.

É a opção mais buscada para diferentes projetos, e conta com diversas estruturas, como as almofadadasportas simples, para ambientes internos e externos.

Por ser o tipo de porta mais encontrada no mercado, acaba por oferecer diferentes composições, tornando bastante simples a tarefa de encontrar uma perfeita para o seu lar.

12. Porta bang bang ou saloon

porta saloon, ou bang bang, é um ícone do cinema western. É perfeita para ambientes com estética rústica, com temática rural.

Além disso, esse tipo de porta pode ser acionada com o movimento do próprio corpo, sendo muito utilizada em lugares de grande movimentação de pessoas.

Qual o melhor modelo de porta para ambientes pequenos?

As portas de giro podem ser utilizadas mesmo em ambientes pequenos. No entanto, as portas de correr fazem com que você tenha ganhos significativos em relação à otimização do espaço. Portanto, aposte nelas!

Além dessa função em desocupar e desobstruir espaços, as portas de correr também são muito úteis quando se trata de divisão de ambientes, sobretudo se a sua casa contar com varanda ou mesmo com uma pequena área de lazer. Esse tipo de porta, quando conta com vidro, torna a decoração mais leve e clean, trazendo mais luz ambiente para o interior da sua casa.

Da mesma forma, portas de correr podem ser também usadas em outras composições, como aquelas em forma de camarão – com duas ou três dobras, apenas -, ou até mesmo as portas sanfonadas clássicas, em PVC.

Seja de uma forma ou de outra, esse tipo de porta também pode ser utilizada em todas as divisões de ambiente da sua casa, tornando-a muito mais moderna e muito mais versátil em sua decoração.

Quais são os tipos de porta de correr?

Se o seu projeto exige uma porta de correr – como aquelas que se voltam para a área externa, seja da varanda, do jardim ou mesmo para outro ambiente da casa – a Leroy Merlin conta com as melhores opções do mercado.

Veja, a seguir, os modelos de porta de correr perfeitos para o seu lar!

1. Porta de alumínio de correr

porta de alumínio de correr, para balcão, é um dos modelos mais versáteis do mercado. Perfeita para ser utilizada em quartos, esse tipo de porta é de um modelo em que é possível, além de reforçar ares mais modernos da decoração, ter um perfeito controle de iluminação.

2. Porta de madeira de correr

porta de madeira de correr é um grande luxo, torna um ambiente muito mais aconchegante, mais claro e retira o ar industrial das portas em alumínio, com a anterior.

Clássica, é um tipo de porta de correr que vai levar uma sensação de conforto para a sua casa.

Qual o melhor tipo de porta para quarto?

Quando se trata do quarto, o ideal são portas que complementem a decoração, seja ela como for. Se seu quarto for projetado para ter um estilo mais leve e contemporâneo, uma porta deve também ter esse mesmo projeto para harmonizar com a sua decoração.

As portas para quarto também devem ser mais leves, evitando ruídos desnecessários durante o horário de dormir, sobretudo aquelas que são de acesso principal.

Agora, se você tem a oportunidade de ter uma porta-janela, a imaginação pode correr solta, como nessas boas opções que demos acima.

Qual o melhor tipo de porta para sala?

Na escolha da porta para sala, o melhor modelo é aquele que enche o espaço com a luminosidade natural do dia, sobretudo se estivermos falando de uma porta com acesso à área externa ou uma porta para varanda.

Já no caso das portas de entrada, que são o acesso principal da casa, é preciso investir em modelos mais resistentes que garantam durabilidade e segurança para sua residência.

Por terem muito destaque, as portas de entrada acabam sendo um ponto-chave na decoração, por isso leve em conta modelos que tenham conexão com seu ambiente para conseguir uma composição bem sucedida. E aí vale tudo, desde os modelos de portas de giro até as elegantes portas pivotantes.

Para sua porta principal não se esqueça também de escolher com cuidado um modelo de fechadura que alie segurança e praticidade, já este será o fecho mais utilizado da casa.

Atualmente é possível encontrar no mercado modelos de fechaduras digitais que cumprem bem estes requisitos, oferecendo múltiplas opções de acionamento e tranca, que variam entre biometria, bluetooth, senha numérica, Wi-Fi, cartão e até mesmo as boas e velhas chaves tradicionais. Vale a pena conferir.

Porta de madeira para sala

porta de madeira é um dos tipos mais tradicionais quando falamos em porta para sala, sobretudo por conta da sua estrutura confiável e formas de apresentação distintas, como de giro, pivotante, de correr e muitos outros formatos. É também um dos tipos mais seguros de porta, sobretudo porque comporta diferentes tipos de fechaduras e reforços de segurança.

Além disso, podemos encontrar portas com diferentes composições, criadas com diferentes tipos de madeira.

Que porta usar para dividir ambientes?

No caso da divisão de ambientes o ideal é utilizar portas de vidro, de correr ou do tipo camarão. Com elas você consegue obter resultados muito positivos, sobretudo se os ambientes forem menores, impossibilitando a instalação das tradicionais portas de giro.

Quais os tipos de portas externas e para entradas de casas?

O mercado possui uma grande variedade de opções de portas para serem instaladas como principais e de acesso à casa. Para ajudá-lo a saber qual é aquela que mais combina com o seu lar e com as suas necessidades, preparamos uma lista de portas externas!

Porta de madeira

As portas de madeira são muito versáteis e podem ser encontradas em diferentes composições, cores, texturas e, ainda, formatos de abertura.

Além disso, são seguras para a instalação residencial, pois podem contar com diferentes esquemas de abertura.

Podem ser instaladas tanto na parte interna da casa, em seus mais diferentes ambientes e também na parte externa, que dá acesso à casa, desde que tenha o devido tratamento contra umidade.

Porta de alumínio ou metálica

As portas de alumínio se apresentam tanto em portas simples, de giro, quanto em portas de correr, compostas também com ou sem vidro. Por serem feitas em materiais nobres e muito resistentes, essas portas conferem grande segurança ao lar, uma vez que são instaladas. São mais comuns em acessos externos, como para áreas de jardim ou quintal e, ainda, em varandas, em que funcionam como portas-janela.

Porta de vidro

As portas de vidro são mais comuns em sacadas, o que não quer dizer, no entanto, que não possam ser usadas também em outras áreas, como aquelas que dão acesso ao jardim ou à área de lazer da sua casa.

Porta de uma folha tradicional

As portas de entrada de uma folha podem ser encontradas em diferentes materiais, desde o PVC – ideal para portas internas – até o metal, que é muito utilizado para portas externas.

Em relação à estrutura, esse tipo de porta serve para giro. Ou seja: é instalada em um caixilho preso à parede, que abre para um sentido específico e tem uma fechadura.

É o tipo de porta mais comum no Brasil e é muito fácil de ser encontrada nas especificações que você desejar.

Porta duas folhas

As portas de duas folhas podem ser fabricadas tanto em metal, madeira ou PVC e são equipamentos muito úteis para ligar cômodos da nossa casa e para conectar o interior às áreas externas, como jardins ou quintal.

Como são, geralmente, envidraçadas, essas portas tornam os ambientes mais estendidos, dado que há comunicação visual plena entre eles.

Além disso, as portas de duas folhas complementam a decoração da nossa casa, tornando-a mais iluminada e fluida.

Porta pivotante

porta pivotante é muito charmosa e elegante. Por ser mais larga que as portas tradicionais, enche de beleza o hall da sua casa.

Um detalhe muito interessante sobre esse tipo de porta é que ela não conta com dobradiças, uma vez que o seu material de giro é composto por um pino conectado ao caixilho da porta.

Por conta disso, seu movimento é muito mais fluido, sendo muito utilizado por casas que desejam tanto esse impacto inicial quanto uma decoração mais harmoniosa e delicada.

Quais são as portas para ambientes internos?

As portas são itens que complementam a decoração da nossa casa e não podem ser deixadas de fora no momento de planejar como serão os ambientes do nosso lar.

Por conta da tamanha importância que esse equipamento tem para a nossa decoração, trouxemos aqui uma lista de tipos de portas ideais para ambientes internos e que podem ser utilizadas para renovar nossa casa!

Porta lisa de uma folha

porta lisa, de uma só folha, é simples e pode ser instalada em qualquer ambiente da nossa casa, até mesmo em banheiros – desde que tenha o devido tratamento contra a umidade.

Esse tipo de porta costuma ser instalada em quartos, corredores, salas e escritórios. Como pode ser facilmente pintada, ela se funde à decoração do nosso lar. Podemos encontrar esse tipo de porta em madeira, PVC e metal, pelo nome de “porta de giro”.

Porta camarão

porta camarão combina uma estrutura bastante singular e é uma excelente opção para quem busca economizar espaço e manter a casa ainda muito elegante.

Ela conta com uma estrutura que a divide em duas partes, sendo, portanto, uma porta flexível.

Você a desliza em sua base e ela se dobra, sendo, dessa forma, um modelo intermediário entre a porta de giro e a porta de correr.

Porta com desenhos

porta com desenhos é uma alternativa excelente para complementar a decoração do quarto infantil, tornando-o ainda mais delicado e divertido.

Atualmente, conseguimos encontrar no mercado adesivos para porta, fazendo com que seja ainda mais simples fazer a decoração desse equipamento.

Porta sanfonada

Esse tipo de porta oferece uma excelente economia de espaço, sobretudo porque desliza sobre sua própria estrutura, mas sem necessitar de toda a armação que uma porta de correr tradicional requer.

Você pode encontrá-la em materiais como madeira e PVC, sendo essa última opção a mais comum no mercado.

Porta veneziana

porta veneziana é caracterizada por sua estrutura formada por pequenas madeirinhas suavemente inclinadas, sendo muito elegante e encontrada em opções de giro e de correr.

Por ter em sua composição as madeirinhas inclinadas, permite a circulação do ar e até mesmo a passagem de luz suave.

É ideal para quartos, escritórios e para casas projetadas para serem clássicas e delicadas.

Porta de correr

porta de correr é um equipamento incrível para ser instalado como forma de dividir ambientes internos da nossa casa.

Elas podem ser compostas de duas formas: com duas folhas, sendo que uma corre por cima da outra, que é fixa, ou, ainda, com uma única folha, que percorre a estrutura que é instalada na própria parede.

Seja em uma configuração ou em outra, esse tipo de porta é muito charmosa e pode ter diferentes materiais, como metal, PVC ou madeira.

Porta bang bang ou saloon

Divertida e muito dinâmica, esse tipo de porta dispensa até mesmo mecanismo para abri-la, bastando o movimento do corpo para que ela se abra e se feche.

É muito comum em ambientes de transição, como cozinha e sala de jantar, por exemplo.

Seu modelo mais comum é composto por duas portas, que fazem o movimento de “vai e vem” controlado por molas que ficam dispostas em suas dobradiças.

Ainda que não seja tão comum aqui no Brasil, ficou muito popular graças aos filmes western.

Quais são os modelos de portas de correr?

Existem vários tipos de portas de correr e cada um se adapta a uma determinada necessidade da sua casa, seja por mais ou menos espaço, mais ou menos incidência de iluminação. É possível encontrá-las em composições com vidro, em forma veneziana ou até mesmo em folhas de PVC, madeira ou metal. Confira, agora, quais são os tipos mais comuns de portas de correr!

Porta de correr tradicional

porta de correr, em seu formato tradicional, é composta por quatro folhas, sendo duas fixas e as duas, do meio, que correm sobre o trilho.

Esse tipo de porta é muito interessante para quem busca conectar a parte interna da casa com o jardim, varanda ou quintal, sobretudo por ser composta também por vidros, o que a faz também ser uma grande e ampla janela. Mantendo a ventilação e a iluminação natural dentro de casa, é uma opção clássica entre os modelos de portas grandes.

Porta de correr de trilho

Elegante e perfeita para a otimização dos espaços, a porta de trilho é uma opção formidável para a decoração do nosso lar.

Seu mecanismo é bastante simples, sendo também muito fácil de se instalar.

Deslizando sobre seu próprio trilho, a porta tem movimento suave, perfeito também para ambientes profissionais.

Porta de correr embutida

As portas de correr para embutir funcionam da mesma forma que a porta de correr tradicional, que desliza sobre o trilho.

No entanto, para tornar a decoração do espaço ainda mais rica visualmente, a porta embutida desliza para dentro da parede, que pode ser facilmente projetada em drywall, por exemplo.

Esse tipo de porta é muito utilizada em ambientes profissionais e preserva uma estética única e muito elegante.

Dicas essenciais para combinar as portas com ambientes

• Direcione a decoração do espaço: ela deve ser mais natural, neutra ou mais elegante? A partir disso, decidir sobre manter a porta em seu tom de madeira, caso assim opte, em tom complementar ao da parede ou, ainda, destacando-se;

• Invista em uma porta de qualidade e não esqueça que a maçaneta deve também combinar com o ambiente;

• Determine o tipo de porta – de giro, de correr, de folha dupla, de quatro folhas, veneziana… – a partir da iluminação que você deseja receber no ambiente e na circulação de ar que você quer ter;

• Não se esqueça nunca da sua privacidade: invista em opções que sejam compatíveis com o uso do cômodo em que a porta será instalada para, então, determinar qual o formato da porta;

• Em quartos infantis a porta deve harmonizar com a decoração escolhida. Use e abuse dos adesivos para porta ou a transforme em um quadro para pintar com giz.

• E não menos importante: a porta da sua casa é o cartão de visitas do seu lar. Mantenha-a sempre conservada!

Conclusão

O mercado de itens para reforma, construção e decoração traz muitos modelos de portas para casa.

Encontramos opções simples, refinadas, para quem dispõe de maior ou menor espaço, para quem deseja mais iluminação ou menos iluminação nos cômodos do lar.

Além disso, encontramos também opções de porta em madeira, metal, vidro e PVC, tornando ainda mais fácil escolher aquela que se adapta de forma perfeita ao nosso lar.

Deixe um comentário